O deputado Alfredo Costa (PT) apresentou projeto de lei instituindo a Semana Estadual de Educação Ambiental, nas instituições de ensino público, a se realizar, anualmente, na primeira quinzena de junho. O objetivo é estimular a realização de atividades interdisciplinares de sustentabilidade ambiental nas escolas do Pará.
O parlamentar justificou que a educação tem papel fundamental na disseminação de informações sobre o tratamento do lixo, a poluição sonora, a pressão sobre os recursos naturais e as ameaças que sofrem os ecossistemas, as florestas e o manancial de água doce existente no Pará e na Amazônia.
O projeto destaca também que todas as recomendações, decisões e tratados internacionais sobre o tema evidenciam a importância atribuída por lideranças de todo o mundo para a Educação Ambiental, como meio indispensável para ajudar a criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade- natureza e soluções para os problemas ambientais.
Mas, ressaltou o deputado, a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta. Daí a necessidade de ampliar o debate, envolvendo as crianças e os jovens em geral, na esperança de que as futuras gerações tenham uma intervenção mais eficaz na luta pelo equilíbrio ambiental em nosso planeta.
O projeto aponta também para a necessidade da escola estimular experiências inovadoras, na área da educação ambiental, com iniciativas originais que, muitas vezes, se associam a intervenções na realidade local. Portanto, conclui o deputado, “qualquer política regional que se estabelece hoje, deve levar em consideração a educação como elemento indispensável para a transformação da consciência ambiental”.
0 comentários:
Postar um comentário